MINAS TREND PREVIEW - PALESTRA ECOTENDÊNCIA
Quero abrir falando de Minas Trend Preview com uma palestra sobre importante, a ecotendência.
A jornalista de moda Lilian Pacce, veio à Belo Horizonte para participar do Minas Trend Preview. Lilian esta engajada na campanha sobre preservação ambiental, foi recentemente curadora da mostra eu não sou de plástico que aconteceu
Nos dias atuais, um dos assuntos mais discutidos no mundo da moda, é sobre a ecotendência, um assunto sem volta já que o meio ambiente está cada vez mais precisando ser conservado. Esta idéia de roupas estritamente ecológicas tornou-se um grande inconveniente em muitas empresas, principalmente aquelas de grande porte, gerando muitas discussões sobre o assunto.
Ela mostra na palestra um trecho do documentário “uma verdade incoveniente”, de Al Gore. Segundo o documentário, baseado nos dados do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), referência mais citada nas discussões sobre mudanças climáticas, mostra que o problema do aquecimento global gera um prejuízo de 100 milhões de dólares anuais.
Um dos países, primeiro a se alertar com relação a estas mudanças climáticas e sobre a destruição da atmosfera, foi à França. Há alguns anos os franceses já se preocupam com as questões da preservação ambiental. Por lá já existe um hábito da alugar bicicleta para poder diminuir o trânsito e também a poluição causada por este. Estas bicicletas são alugadas em postos próprios e são deixadas também nestes postos que estão espalhadas em vários pontos da cidade de Paris.
No mundo da moda, a top model Gisele Bündchen, engaja uma campanha sobre a preservação de água do planeta. Outros nomes também se preocupam com o desenvolvimento sustentável e como a economia pode crescer sem agredir o meio ambiente. Um dos exemplos é o vocalista da banda U2 Bono Vox que em parceira com sua esposa, Ali Hewson, desenvolveu uma coleção usando fibras naturais e orgânicas.
A já conceituada estilista Stella McCartney, que algumas vezes foi vista como ecochata para alguns estilistas que não concordavam com seu novo conceito de roupas, criou uma marca com seu próprio nome e em 2007 lançou uma coleção toda orgânica, e segundo palavras da própria entendedora de moda Lilian Pacce, uma coleção super hype.
Outros nomes do mundo fashion, como Versace e a marca Diesel já usam nas composições das peças de suas coleções a fibra de milho, que agora começa a ganhar adeptos na moda. Tecidos também feitos de garrafa pet e misturados ao algodão também são usadas na confecção de roupas.
A mais popular das fibras orgânicas, o algodão orgânico, já se expandia em algumas coleções e agora outras fibras são conhecidas como o cânhamo, linho de seda e o bambu. As fibras orgânicas são mais sustentáveis que as artificiais que o mundo da moda sempre trabalhou.
Segundo Lílian, a moda influência muito as pessoas e é preciso usá-la para gerar nestas pessoas uma consciência de preservação ambiental e sobre a importância do meio ambiente para nossas vidas. É preciso usar os 4s do consumo consciente: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e isto não é ser ecochato e sim ecoconsciente.