domingo, 6 de setembro de 2009

Diálogos Estéticos - Maria Amélia e Renato Loureiro em BH


A ligação entre arte e moda é estreita. Os universos andam juntos e quando se aproximam, em geral, produzem resultados marcantes. Em Minas, vários estilistas se uniram em prol de projetos inovadores, instigantes e conseguiram transformar em estampas e moda, a iconografia e a visualidade presente na linguagem de artistas. Este é o assunto da palestra “Diálogos Estéticos”, que o “Sempre Um Papo” e a Casa Fiat de Cultura realizam dentro do ciclo “Arte em Dez Tempos”.


O tema é abrangente e, neste encontro, ganha reflexão especial, com a presença do premiado estilista Renato Loureiro, que vai falar da sua experiência na área e da parceria com a artista mineira Maria Amélia. A aproximação do estilista com as artes plásticas vem de longa data.

Com 35 anos de carreira, Renato Loureiro, que surgiu no Grupo Mineiro de Moda, nos anos 70, do qual era um dos integrantes mais atuantes, realizou marcantes parcerias com nomes como Amilcar de Castro e Fernando Velloso. Mais recentemente, fez o mesmo com Maria Amélia. “É uma preocupação antiga. Estou sempre pegando inspiração nas cores das artes plásticas. Na realidade, são linguagens que andam juntas.” No caso do trabalho com Amilcar, houve repercussão até na imprensa especializada italiana. “Criei estampas geométricas. Ele me deu uns traços também e, a partir disto, criei toda coleção”, explica.

A admiração pelo trabalho de Fernando Velloso contribuiu para a boa repercussão da parceria. Renato Loureiro, inspirado no “barroco geométrico” presente nas criações do artista, propôs uma coleção mais moderna. Recentemente, ao trabalhar com Maria Amélia, potencializou o processo. “Fizemos uma coleção a quatro mãos. Ela trabalha muito com patchwork e, no processo houve a interferência minha no seu trabalho e dela no meu. Queria algo bem barrocão. Fiz os vestidos e ela bordou.” O processo deu origem ao desfile da coleção de verão de 2004-2005, do São Paulo Fashion Week. Nas peças, radicalizou ao apostar no multicolorido e nas texturas em patchwork.

O trabalho de Maria Amélia que chamou a atenção de Loureiro surgiu há vários anos, ainda na infância dela, sob a inspiração da mãe, uma artesã. Natural de Jequitinhonha, cidade do Vale, ela se inspirou naquelas lembranças para criar uma obra a partir de bordados e do patchwork. “Minha mãe fazia o mesmo, só que não colocava figura. Ponho, justamente, para me diferenciar. É um trabalho que me dá muita realização.” A parceria com o estilista Renato Loureiro só ampliou a repercussão da sua produção. “Me deu muito prazer. Foi um desafio, conseguimos chegar lá e, tudo o que prometeu, cumpriu.”

Então anotem aí

O que? Arte em Dez Tempos - Diálogos Estéticos

Quando? 10 de setembro, quinta-feira

Que horas? 19h30

Onde? Casa Fiat de Cultura - Rua Jornalista Djalma de Andrade, 1.250, Belvedere

Mais Informações: www.casafiatdecultra.com.br (31)261-1501 e www.sempreumpapo.com.br

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial

Paula Baião

Sou mineira de Ponte Nova mas moro em BH já faz um tempo, sou jornalista, designer de moda e noiva.

Twitter

Últimos Posts

Arquivos

Links