sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fórum de Inspirações


Ei Pessoas,

Quer um evento que quem mexe como moda não pode faltar? Pois é, aconteceu esta semana aqui em BH o Fórum de Inspirações para o Inverno 2010.

O Fórum de Inspirações é o projeto que mostra as pesquisas de moda do SENAI em parceria com a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Quem coordena o Fórum é o estilista Walter Rodrigues.

Para falar sobre as tendências para o inverno, o estilista destacou 3 conceitos. O primeiro conceito foi apresentado por Glória Kalil. A palavra de ordem deste conceito é o avançar, ultrapassando limites. Os produtos tem vibração e a produção deles é mais fácil. O diferencial deste conceito é a buca pelas origens. Olhas para origens, buscando identidade, riqueza de detalhes e um jeito próprio é o básico deste conceito. Claro, moda é diferente de traje típico, e não é isso que se busca neste conceito. A busca é por um produto que faça que imediatamente a marca seja reconhecida. Este primeiro conceito representa 60% da pirâmide. A inspiração vem das obras de Pedro Almodóvar.

O segundo conceito foi apresentado por Constanza Pascolato. Neste conceito o consumidor sabe o que quer e faz uma compra consciente. As formas são arrojadas e a sustentabilidade é levada em consideração. Existe nete momento uma simplificação, o que não significa fazer menos e sim fazer melhor, o que importa é a meneira do fazer. O produto precisa ter alma, precisa ser humanizado. O conceito visa o well-boing (viver melhor). Existe aí a procura pelo refinamento, pela sofisticação. A inspiração vem de Woody Allen. O conceito 2 corresponde a 30% do mercado.

O terceiro conceito foi apresentado por Érika Palomino. Neste conceito o consumidor busca o produto único. Os mitos e o diferente precisam ser vistos como referência. Este conceito não é tendência e isso faz com que ele se torne diferenciado. Pense em uma caixa, tudo o que não se pode colocar dentro dela está aqui, neste conceito: o lúdico, o mágico e o surreal. Aqui a moda inspira e é preciso ver o outro com outras perspectivas. Os personagens são meio esquisitos e sempre ricos em detalhes. O vestir torna-se interessante. A inspiração vem das obras de Tim Burton. O conceito 3 representa 10% do mercado da moda.


Quer saber mais sobre o Fórum acesse: ww3.assintecal.org.br

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Paula Baião

Sou mineira de Ponte Nova mas moro em BH já faz um tempo, sou jornalista, designer de moda e noiva.

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