BY CLÁUDIA PIMENTA
Turismo e moda são dois assuntos que sempre despertaram o meu interesse. Afinal, viajar é conhecer outros mundos, outros costumes e outras modas! Quando falamos em moda é comum a associação com Paris. Mas, e como é estar na moda... em Paris?
Quando cheguei na capital da França, pela primeira vez, lembro que já parecia fácil distinguir as parisienses das demais mulheres que eu encontrava pelas avenidas e boulevares. Elas têm o famoso je ne sais quoi, um allure especial, um savoir-faire para usar seus foulards... nossa, já repararam quantas expressões francesas para descrever o indescritível*? Talvez seja por um simples motivo: moda e Paris poderiam ser sinônimos! Não quero com isso dizer que somente existe moda na capital francesa, mas há algo muito peculiar na associação entre a moda e a Cidade-luz, como se elas fossem feitas uma para a outra.
Como em qualquer lugar do mundo, Paris também segue os códigos do vestir, o que significa que, para estar vestidas adequadamente, devemos nos preocupar com algumas questões. A primeira delas é o próprio dresscode, o código em si, que pode vir expresso em um convite ou ser intuído (conhecido seria melhor) por nós: esporte, passeio ou tenue de ville, passeio completo ou social e black-tie ou tenue de soirée. Em seguida, devemos então, procurar um traje que cumpra o código, o qual, apesar do menor rigor de hoje em dia, ainda é uma referência para o bem-vestir. Muitas mulheres (e homens também!) têm dúvidas quanto ao que usar em cada ocasião. No entanto, independente do código de vestir, estas dúvidas ficam ainda maiores na hora de viajar. O que levar? Qual o tamanho da mala? Quantos sapatos? O que usar em Paris?
É bom lembrar que fazer turismo requer uma boa dose de bom senso: devemos evitar o excesso de bagagem, escolhendo sempre roupas e sapatos coordenáveis, que poderão ser ampliados pelo uso de acessórios, itens muito úteis e que produzem resultados personalizados. Bem... e o que levar para Paris?
Agora, no hemisfério norte, a estação é o verão. Super apropriado para as nossas escolhas, pois acabamos de ter as duas semanas de moda brasileiras – o Fashion Rio e o São Paulo Fashion Week – em sua edição de verão! O que falta então? Apenas escolher o que, quando e onde usar, na bela capital francesa. Ou seria capital da moda?
Bon voyage!

Glossário
Je ne sais quoi = não sei o quê
Allure = modo de andar
Savoir-faire = técnica, conhecimento (saber fazer, em sentido literal)
Foulard = lenço para o pescoço
Créditos das fotos:
Semanas de moda SPFW e Fashion Rio: Revista ELLE, ano 21 – número 7. julho 2008
Paris: Cláudia Pimenta (acervo pessoal)
Montagens: Cláudia Pimenta (acervo pessoal)
Invalides – Maria Bonita
Louvre – Redley
Jardin du Luxembourg – Huis Clos e 2nd. Floor
Musée d’Orsay – Triton
Opéra Garnier – Reinaldo Lourenço
Musée Rodin – Coven
Tour Eiffel – Cantão
Conhecendo a Cláudia PimentaCláudia Pimenta Moreira, tem 42 anos, nasceu e mora em Niterói...tem uma grande paixão por Paris...e nada melhor para definir ela do que seu perfil no blogs que escreve:
"Aquariana de nascimento, bióloga e psicóloga de formação, consultora de Imagem e Estilo por profissão, além de bailarina de coração, nas (poucas) horas vagas. Sempre com saudade de Paris, apaixonada... e muito bem casada!"
Quer definição melhor que esta?
O dois blogs que ela escreve são:
http://pepperinfashion.blogspot.com/http://comsaudadedeparis.blogspot.com/PS: OBRIGADA CLÁUDIA POR TER ACEITO O CONVITE DO CONTEXTO E POR DEDICAR SEU TEMPO ESCREVENDO PRA GENTE.